sábado, 27 de setembro de 2014

SUGESTÃO DE VIAGEM III - POMERODE-SC

Pomerode é simplesmente a cidade mais alemã do Brasil. Pequena, é verdade, com cerca de 30 mil habitantes, mas muito aconchegante. Fica na região do Vale do Itajaí, em Santa Catarina, a 27 km de Blumenau. O nome vem em homenagem aos fundadores vindos da região da Pomerânia, na Alemanha. Nos vídeos abaixo, os principais atrativos turísticos de Pomerode.


Como a vizinha famosa, Pomerode também tem a sua "Oktoberfest", que, na verdade, não é em outubro como a festa de Blumenau, mas em janeiro, geralmente na segunda dezena ou quinzena do mês. Chama-se "Festa Pomerana".


É uma festa típica alemã, daquelas com caneca de cerveja e chapeuzinho verde na cabeça. Pessoas com trajes típicos não faltam por lá. Danças típicas, músicas folclóricas alemãs e competições típicas alemãs fazem da Festa Pomerana uma segunda Oktoberfest no Brasil e mais tranquila que a primeira.

            GRUPO FOLCLÓRICO EDELWEISS - Foto: Prefeitura de Pomerode.

Além da Festa Pomerana e de outras várias festas, como o Festival da Primeira e Kinderfest, a Koloniefest, a Winterfest, a Osterfest e a Pré-Festa Pomerana, existem ainda o Zoológico de Pomerode (o mais antigo de SC e o terceiro mais antigo do Brasil), a Rota do Enxaimel (com a maior concentração de casas no estilo enxaimel - madeira e tijolo - fora da Alemanha), o Roteiro Arte & Charme, o Roteiro do Centro Histórico, vários Grupos Folclóricos, museus (como o Museu Pomerano, o Museu Casa do Escultor e o Museu Casa do Imigrante), Clubes de Caça e Tiro e muitas outras atrações. 


Recomendo! Ano que vem tô lá de novo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário